• Mapa
  • News
  • Tel: 21 2619.2913
Documentos para Viagens

Viagens Dentro do Brasil

Passageiros com 12 anos ou mais

São aceitos os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade emitida pela Polícia Civil (SSP), carteira de motorista válida e com foto, passaporte válido, carteira de trabalho, carteiras profissionais com foto como OAB, CRA, CRM, militares e RNE, no caso de estrangeiros. Certidões de nascimento não são aceitas para maiores de 12 anos. Muito importante: Não são aceitas cópias de documentos para embarque, mesmo que autenticadas. Somente documentos originais

Menores até 11 anos Devem viajar acompanhados de um adulto com grau de parentesco. Pode ser pai ou mãe, irmãos maiores de 21 anos, tios ou avós, sempre comprovando documentalmente o parentesco. Neste caso, o menor pode viajar somente com um adulto. Também poderá viajar acompanhado de pessoa maior, expressamente autorizada (autorização em cartório) pelo pai, mãe ou responsável legal. Para crianças de 2 a 11 anos viajando desacompanhada é necessária a autorização da Vara da Infância e da Juventude. Passageiro estrangeiro em trânsito é necessário possuir a tarjeta de entrada.

Febre amarela

Algumas cidades do Brasil recomendam certificado de vacinação contra febre amarela.
Para mais informações consulte o site da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – www.anvisa.gov.br. A vacina também é sugerida aos passageiros que fizerem conexão nas cidades que exigem a vacina contra a febre amarela.

Viagens Internacionais – Passageiros Brasileiros

Viagens para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru

Passageiros com 18 anos ou mais

Passaporte válido ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP). É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Salientamos que carteiras funcionais como OAB, CREA, CRM, militares, de motorista, entre outras, não são válidas para viagens ao exterior e travessia de fronteiras. Esclarecemos que a carteira de identidade não tem prazo de validade. No entanto, a foto deve identificar nitidamente o portador do documento, sendo recente ou não. A Policia Federal recomenda que o RG tenha data de emissão inferior a 10 anos.

Menores de 18 anos

Passaporte válido ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP). É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Certidão de nascimento não é válida para viagens ao exterior e travessia de fronteiras.

Menores de 18 anos devem viajar acompanhados do pai e da mãe que constam na carteira de identidade do menor. Na hipótese do menor de 18 anos viajar sem a companhia de um dos pais ou sem a companhia de ambos, é necessária a autorização do pai e da mãe ausente.

A autorização deve ser em duas vias com firma reconhecida POR AUTENTICIDADE contendo data de validade. Também é necessário colar nas duas vias da autorização uma foto 3/4 ou 5/7 e anexar cópia do RG do menor, ou do termo de guarda ou de tutela.

Clique aqui e confira o modelo de autorização para criança ou adolescente viajar ao exterior.

Esclarecemos que a carteira de identidade não tem prazo de validade. No entanto, a foto deve identificar nitidamente o portador do documento, sendo recente ou não. A Policia Federal recomenda que o RG tenha data de emissão inferior a 10 anos.

Novo passaporte (azul)

O novo passaporte brasileiro, de cor azul, não registra a filiação do viajante, porém as Delegacias da Polícia Federal, localizadas nos aeroportos com vôos internacionais, possuem acesso a um sistema de identificação que informa os dados do portador do passaporte.

Viagens para todos os países, exceto Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru

Passageiros com 18 anos ou mais

É necessário o passaporte válido e eventuais vistos consulares de acordo com o país visitado. Também é indispensável contatar o consulado do país a ser visitado para saber se é exigido visto de entrada para brasileiros.

Como exemplo, informamos alguns países que exigem visto consular para brasileiros: Emirados Árabes (Dubai), Estados Unidos, México, Canadá, Cuba, Rússia, China, Índia, etc.

Vistos

Quando for viajar para o exterior, fique atento com relação ao visto de entrada, que é imprescindível em muitos países. Cada nação tem seu procedimento para a aquisição de um visto. Exigem passaporte, formulários, fotos, documentos, pagamento de uma taxa, entre outros. Peça o seu com antecedência, pois o processo leva alguns dias.

Confira algumas informações de como adquirir o visto de entrada em certos países:

Austrália: passaporte, formulário preenchido (disponível no site www.brazil.embassy.gov.au), foto recente (5×7 ou 3×4) e pagamento de taxa. Outros documentos podem ser solicitados.

Canadá: passaporte, formulário preenchido (disponível no site www.goingtocanada.gc.ca), 2 fotos 3×5, prova de recursos financeiros e pagamento de taxa.

China: passaporte, cópia da passagem de ida e volta, formulário preenchido (disponível no site www.fmprc.gov.cn/ce/cgrj/pot/qzhhz/sqqz), 1 foto 3×4 e pagamento de taxa.

Cuba: passaporte, comprovante de vacinação contra febre amarela, cópia da reserva do hotel no país, formulário preenchido (disponível no site http://embacu.cubaminrex.cu) e pagamento de taxa.

Egito: passaporte, comprovante de vacinação contra febre amarela, 1 foto (3×4 ou 5×7), formulário preenchido (disponível no site www.opengate.com.br/embegito/formulario.htm) e pagamento de taxa.

Emirados Árabes Unidos: apresentar cópia preenchida do formulário enviado pelo o hotel onde ficará hospedado, assim como as cópias das passagens. Pagamento da taxa é feita ao entrar no país.

Estados Unidos: pagar taxa e agendar entrevista (pode ser feita no site www.visto-eua.com.br). Depois, são exigidos passaporte, foto 5×5 ou 5×7, formulário preenchido e pagar nova tava e reunir comprovantes de renda.

Índia: passaporte, 2 fotos 3×4, comprovante de vacinação contra febre amarela, formulário preenchido (disponível no site www.indianembassy.org.br) e pagamento de taxa.

Japão: passaporte, formulário preenchido (disponível no site www.br.emb-japan.co.jp), 1 foto 3×4, passagem de ida e volta, carteira de identidade e comprovante de rendimentos (declaração de Imposto de Renda, três últimos holerites e carteira de trabalho).

México: passaporte e cópia das páginas onde constam dados pessoais e visto para outros países, formulário preenchido (disponível no site http://portal.sre.gob.mx/saopaulo/pdf/formulariovisa.pdf), comprovante de renda dos últimos três meses, comprovante de movimentação de cartão de crédito ou conta bancária nos últimos três meses e pagamento de taxa.

Rússia: passaporte, original dos vouchers de viagem, 1 foto 3×4, formulário preenchido (disponível no site www.brazil.mid.ru/visa.html) e pagamento de taxa.

Observação: confira prazos e valores para receber seu visto. Os mesmos variam de embaixada para embaixada. A CVC não se responsabiliza pelo processo na aquisição do visto.

Em caso de dúvidas, consulte a embaixada do país ou seu agente de viagens.

Viagens para a Europa – Tratado de Schengen

Aos passageiros que viajam à Europa, atenção para o Tratado de Schengen, um acordo entre países europeus para a livre circulação de pessoas, que exige o cumprimento de algumas formalidades. Clique aqui e saiba mais sobre o Tratado

Menores de 18 anos

Passaporte válido. Menores de 18 anos devem viajar acompanhados do pai e da mãe que constam na carteira de identidade do menor. Na hipótese do menor de 18 anos viajar sem a companhia de um dos pais ou sem a companhia de ambos, é necessária a autorização do pai e da mãe ausente.

A autorização deve ser em duas vias com firma reconhecida POR AUTENTICIDADE contendo data de validade. Também é necessário colar nas duas vias da autorização uma foto 3/4 ou 5/7 e anexar cópia do RG do menor, ou do termo de guarda ou de tutela.

Clique aqui e confira o modelo de autorização para criança ou adolescente viajar ao exterior.

Esclarecemos que a carteira de identidade não tem prazo de validade. No entanto, a foto deve identificar nitidamente o portador do documento, sendo recente ou não. A Policia Federal recomenda que o RG tenha data de emissão inferior a 10 anos.

Novo passaporte (azul)

O novo passaporte brasileiro, de cor azul, não registra a filiação do viajante, porém as Delegacias da Polícia Federal, localizadas nos aeroportos com voos internacionais, possuem acesso a um sistema de identificação que informa os dados do portador do passaporte.

Febre amarela:

Alguns países exigem certificado de vacinação contra febre amarela. Esta vacina deve ser tomada com mínimo de 10 dias antes do embarque e somente serão aceitos os certificados internacionais de vacinação. Para os passageiros que foram vacinados em postos de saúde de suas cidades, esta informação deverá ser transcrita para o certificado internacional com data e número do lote da vacina. Este processo somente é feito nos aeroportos, portos e fronteiras da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para mais informações consulte o site www.anvisa.gov.br.

Clique aqui e confira a relação de locais que necessitam de vacina contra a febre amarela, segundo o site oficial da ANVISA. A vacina também é sugerida aos passageiros que fizerem conexão nos países que exigem vacina contra a febre amarela.

As informações deste comunicado foram obtidas junto a Policia Federal, Vara da Infância e da Juventude e Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 83, 84 e 85.

Laptops e equipamentos portáteis com memória

A nova lei dos Estados Unidos determina que as autoridades alfandegárias americanas poderão analisar, confiscar e copiar as informações particulares contidas em eletrônicos portáteis com memória, tais como laptops, celulares, Blackberries e iPods. A memória destes equipamentos será considerada uma bagagem e não mais uma propriedade pessoal. Para evitar problemas ao cruzar a fronteira, sugere-se fazer uma cópia de todos os documentos e dados armazenados e apagar o conteúdo pessoal ou sigiloso, como fotos, textos e e-mails.

Viagens Internacionais – Passageiros Estrangeiros

É necessário o passaporte válido, o RNE (no caso de residentes) e eventuais vistos consulares de acordo com a nacionalidade. Nestes casos é indispensável o passageiro contatar o consulado do país a ser visitado para saber se é necessário visto consular. No caso de estrangeiros residentes é necessário também o RNE e passaporte válido. No caso de estrangeiros em trânsito é necessária também a tarjeta de entrada no Brasil.

Febre amarela

Alguns países exigem certificado de vacinação contra febre amarela. Esta vacina deve ser tomada com mínimo de 10 dias antes do embarque e somente serão aceitos os certificados internacionais de vacinação. A vacina é aplicada nos locais descritos no site da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – www.anvisa.gov.br

Citamos como exemplo alguns países que necessitam de vacina contra a febre amarela: Peru, Colômbia, Venezuela, Panamá e África do Sul.

Na hipótese que o destino seja outro país que não exige vacina contra febre amarela, mas há conexão aérea em um dos países que exigem a vacina, é necessário tomá-la.

Caso o passageiro tenha tomado a vacina em postos de saúde, é necessário internacionalizá-la nos aeroportos, portos e postos da ANVISA, com o documento de identidade original, carteira de vacinação e o número do lote da vacina.

Laptops e equipamentos portáteis com memória

A nova lei dos Estados Unidos determina que as autoridades alfandegárias americanas poderão analisar, confiscar e copiar as informações particulares contidas em eletrônicos portáteis com memória, tais como laptops, celulares, Blackberries e iPods. A memória destes equipamentos será considerada uma bagagem e não mais uma propriedade pessoal. Para evitar problemas ao cruzar a fronteira, sugere-se fazer uma cópia de todos os documentos e dados armazenados e apagar o conteúdo pessoal ou sigiloso, como fotos, textos e e-mails.

Cruzeiros

Cruzeiros Nacionais
Passageiros com 12 anos ou mais

São aceitos os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade emitida pela Polícia Civil (SSP), carteira de motorista válida e com foto, passaporte válido, carteira de trabalho, carteiras profissionais com foto como OAB, CRA, CRM, militares e RNE, no caso de estrangeiros. Certidões de nascimento não são aceitas para maiores de 12 anos. Para os estrangeiros não residentes no Brasil, passaporte original e válido e tarjeta de entrada e saída do país.

Muito importante: não são aceitas cópias de documentos para embarque, mesmo que autenticadas. Somente documentos originais.

Menores até 11 anos

São aceitos os seguintes documentos originais: certidão de nascimento, Carteira de Identidade emitida pela Polícia Civil (SSP) ou passaporte válido. Devem viajar acompanhados de um adulto com grau de parentesco. Pode ser pai ou mãe, irmãos maiores de 21 anos, tios ou avós, sempre comprovando documentalmente o parentesco. Neste caso, o menor pode viajar somente com um adulto. Também poderá viajar acompanhado de pessoa maior, expressamente autorizada (autorização em cartório) pelo pai, mãe ou responsável legal.

Para crianças de 2 a 11 anos viajando desacompanhada é necessária a autorização da Vara da Infância e da Juventude. Cruzeiros internacionais para Argentina e Uruguai

Passageiros com 18 anos ou mais

Passaporte válido ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP). É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Salientamos que carteiras funcionais como OAB, CREA, CRM, militares, de motorista, entre outras, não são válidas para viagens ao exterior e travessia de fronteiras.

Menores de 18 anos

As mesmas condições acima e estabelecendo que, mesmo para crianças de colo, é necessário portar carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil ou passaporte válido. Certidão de nascimento não é válida para viagens ao exterior e travessia de fronteiras. Menores de 18 anos devem viajar acompanhados do pai e da mãe que constam na carteira de identidade do menor. Na hipótese do menor de 18 anos viajar sem a companhia de um dos pais, é necessária a autorização do pai ou da mãe ausente, com firma reconhecida em cartório. Na hipótese do menor de 18 anos viajar sem ambos os pais, é aceita autorização com firma reconhecida de ambos os pais para embarque de menores desacompanhados. Menores de idade viajando apenas com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no check in o RG ou certidão de nascimento original. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante.

Cruzeiros Internacionais – Passageiros Estrangeiros

É necessário o passaporte válido, o RNE (no caso de residentes) e eventuais vistos consulares de acordo com a nacionalidade. Nestes casos é indispensável o passageiro contatar o consulado do país a ser visitado para saber se é necessário visto consular. Para os Estrangeiros não residentes no Brasil, passaporte original e válido e tarjeta de entrada e saída do país.

Alguns Links úteis

pacotes terra santa, viagens à terra santa, viagens para terra santa terra santa viagens, Caravanas terra santa, Caravana terra santa Caravanas israel, viagem para israel, Viagens israel, Viagens terras biblicas, Caravanas terras biblicas

Receba nossas novidades

Preencha os campos abaixo com seu nome e email para receber nossa newsletter:

Acompanhe-nos na rede

Novidades, fotos e curiosidades da El Gibor.

pacote para israel, pacotes de viagens para israel, turismo em israel caravanas terras biblicas, viagem à terra santa, terra santa viagens pacote terra santa, excursão a terra santa, pacotes terra santa

Faça Contato:

Telefone / Fax: 21 2619.2913
Email: contato@elgibor.com.br

*As imagens deste site são meramente ilustrativas.



©2017 | El Gibor | Todos os direitos reservados. Niterói Websites